Água Alcalina
Água Alcalina
As águas conhecidas como alcalinas, muito em moda, são aquelas com pH maior que 7,0 que é considerado ideal para o bom funcionamento do organismo.
Mesmo que o corpo humano seja constituído de 70% a 80% de líquido e o pH do sangue esteja na faixa de 7,35 à 7,45, ou seja, levemente alcalino, a alimentação que vem sendo praticada por muitas pessoas vai deixando o pH do sangue mais acidificado; por isso, devemos ter uma alimentação harmônica e bem equilibrada, evitando excessos de refrigerantes, açúcares, frituras e produtos industrializados.
Neste contexto, o consumo de água alcalina adquire um importante papel em nossa saúde.
E veja só: o preparo mais comum da água alcalina é adicionando limão à água potável ou mineral sem gás.
Mas se o limão é ácido, como ele pode alcalinizar a água? Como pode combater a acidez estomacal?
A maioria das pessoas pensam que por ser ácido o limão deve ser evitado em casos de acidez estomacal e de gastrite, no entanto, não é bem assim que acontece.
O limão ajuda no combate a esses problemas por vários motivos, sendo que um deles é o fato de que ele causa um deslocamento no equilíbrio químico do ácido clorídrico no estômago com seus íons em meio aquoso.
Além disso, o limão possui um alto teor de ácido cítrico (5 a 7%), que, quando livre, é sim ácido, porém ao ser ingerido, em contato com o meio celular no interior do organismo humano, é oxidado e funciona como um agente complexante, tamponante e como um bloqueador de prótons (H+), comportando-se como um alcalinizante, isto é, um neutralizante da acidez interna, estabilizando o meio em pH levemente alcalino.
Outro ponto é que os diversos sais do limão se convertem em carbonatos e bicarbonatos de cálcio, potássio, entre outros, que aumentam a alcalinidade do sangue.
Como um agente bactericida, o limão pode auxiliar no combate às bactérias e germes que causam a úlcera, ajudando na cicatrização das mucosas lesadas.
Alguns benefícios do consumo de limão:
Pele Saudável: A vitamina C e outros antioxidantes diminuem as rugas e manchas e ajudam a combater os danos dos radicais livres. A vitamina C é vital para a luminosidade da pele ao mesmo tempo que a sua natureza alcalina mata alguns tipos de bactérias que causam acne. Uma vez que o suco do limão elimina toxinas do sangue, ajuda a prevenir manchas. A vitamina C do limão ajuda no rejuvenescimento da pele.
Fortalecimento do Sistema Imunológico: Os limões são ricos em vitamina C que é ótima para afastar constipações. São ricos em potássio, que estimula o cérebro e o sistema nervoso, bem como regula a tensão arterial. O ácido ascórbico, presente nos limões, tem efeitos anti-inflamatórios e é usado em casos de anemia ou apenas em caso de necessidade de suplementação de ferro, uma vez que aumenta a absorção de ferro pelo organismo quando ingerido ao mesmo tempo. O ferro tem um papel importante no sistema imunológico. Os limões também têm saponinas com propriedades antimicrobianas que combatem constipações e gripes.
Digestão: O suco do limão elimina matérias indesejáveis e toxinas. A sua composição atômica é semelhante à da saliva e à dos fluidos digestivos. Encoraja o fígado a produzir bílis que é um ácido essencial à digestão. As propriedades digestivas do suco do limão aliviam sintomas de indigestão, mas principalmente devido à sua acidez promovem o bom funcionamento do intestino.
Culinária Saudável: A casca do limão também é uma ótima fonte de vitamina C mas apenas se for de limões orgânicos porque é na casca que se armazenam os pesticidas e assim faz mais mal que bem. Pode ser utilizado a raspa de limão em sucos, carne, bolos, iogurtes, etc. O suco do limão é também importante na confecção dos alimentos porque reduz a produção de compostos cancerígenos quando se grelha/assa carnes e peixes gordos. Utilizar o suco do limão para marinar as carnes e peixes é uma das formas mais saudáveis de cozinhar.
Aproveite!