Carregando...



Ritual do cafezinho: o copo de água vem antes ou depois?

Publicado Sábado, 29 de agosto de 2020

Ritual do cafezinho: o copo de água vem antes ou depois?

As cafeterias brasileiras vão se esmerando, cada vez mais, em detalhes para fazer bonito diante do cliente. Com isso, acabaram importando uma máxima muito difundida na Itália, segundo a qual a água com gás deveria ser servida antes, para limpar as papilas gustativas e ir preparando o paladar para o café.

Numa linguagem mais científica, o químico Ensei Neto, um dos maiores especialistas em café no Brasil, explica que o papel da água “é fazer a limpeza, porque ela arrasta resíduos de sal, ácido, açúcar, que estão na nossa boca”, mas ele rejeita a água com gás, por acreditar na interferência que causa no sabor do café. A água deve ser mineral ou potável (insípida, inodora, incolor e atender os padrões de potabilidade do Ministério da Saúde).

Antes ou depois? – Antes. A água deve ser tomada antes, exatamente, por ter essa função de limpar as papilas. Agora, muita gente prefere um copo com água com gás. Qualquer que seja o adereço, água com gás, o petit four –biscoitinhos amanteigados, colocados à beira do pires – chocolate, laranja cristalizada, são mimos, gentilezas das cafeteiras que acabam interferindo no sabor do café.

Fonte: Jota.info

Análises químicas e microbiológicas

No Laboratório de Águas oferecemos as análises químicas e microbiológicas necessárias para avaliações de Potabilidade(Poços, Vertentes, Rede Pública), Água de Caldeira, Torre de Resfriamento, Águas Purificadas, Superficiais(açudes, córregos, etc), Piscinas e Hemodiálise.

Efluentes Sólidos e Líquidos

No Laboratório de Efluentes Sólidos e Líquidos temos habilitação/cadastro junto à FEPAM e oferecemos as análises químicas e microbiológicas exigidas pelo SISAUTO e CONAMA.

Alimentos

No Laboratório de Alimentos damos ênfase ao monitoramento microbiológico de acordo com a RDC n° 12 da ANVISA e CISPOA, no processo e distribuição (refeições coletivas / estoques), análise microbiológica em carnes, embutidos e derivados do leite.

Cosméticos e Saneantes

No Laboratório de Cosméticos e Saneantes realizamos as análises bacteriológicas com determinações específicas para cada tipo de bactéria conforme RDC n° 481 / MS.

Contato

Ligue para nós

(51) 3904.3600
(51) 3227.4529
Endereço

Rua Barão do Amazonas 200 Térreo
Petrópolis
Porto Alegre / RS
CEP 90670-000
E-mail

quimio@quimioambiental.com.br
Abrir o mapa
Fechar o mapa