Ritual do cafezinho: o copo de água vem antes ou depois?
Ritual do cafezinho: o copo de água vem antes ou depois?
As cafeterias brasileiras vão se esmerando, cada vez mais, em detalhes para fazer bonito diante do cliente. Com isso, acabaram importando uma máxima muito difundida na Itália, segundo a qual a água com gás deveria ser servida antes, para limpar as papilas gustativas e ir preparando o paladar para o café.
Numa linguagem mais científica, o químico Ensei Neto, um dos maiores especialistas em café no Brasil, explica que o papel da água “é fazer a limpeza, porque ela arrasta resíduos de sal, ácido, açúcar, que estão na nossa boca”, mas ele rejeita a água com gás, por acreditar na interferência que causa no sabor do café. A água deve ser mineral ou potável (insípida, inodora, incolor e atender os padrões de potabilidade do Ministério da Saúde).
Antes ou depois? – Antes. A água deve ser tomada antes, exatamente, por ter essa função de limpar as papilas. Agora, muita gente prefere um copo com água com gás. Qualquer que seja o adereço, água com gás, o petit four –biscoitinhos amanteigados, colocados à beira do pires – chocolate, laranja cristalizada, são mimos, gentilezas das cafeteiras que acabam interferindo no sabor do café.
Fonte: Jota.info