Água e Vinho: Harmonia inteligente!
Água e Vinho: Harmonia inteligente!
Cada vez mais pessoas começam a apreciar vinhos no Brasil, e com isto, um número muito grande de garrafas começa a surgir com força total dentro de mercados e supermercados de todo o país, ocupando posição de destaque.
E na esteira do crescimento do consumo de vinho no Brasil, também cresceu o interesse por parte das pessoas sobre assuntos relacionados à degustação de vinhos, gerando muita curiosidade em torno de certas ritualísticas.
Uma das mais curiosas de todas tem a ver com afirmação que diz que se deve beber água junto com vinho, que nós vamos desvendar em detalhes nas próximas linhas deste artigo.
Água e vinho
A curiosidade das pessoas tem muito a ver também com o que se vê normalmente em restaurantes, quando o sommelier prontamente oferece água para acompanhe o consumo dos vinhos que serão escolhidos.
Muitas pessoas se perguntam sobre qual a relação desta prática que une água e vinho, vinho e água, já que aos olhos desavisados, ela pode parecer um tanto quanto estranha e sem sentido.
Mas quando olhamos com mais carinho e com maior atenção, rapidamente percebemos que a prática tem todo o sentido, e que inclusive possui embasamento científico.
O que o vinho faz com nosso organismo?
Para entender os motivos que levam à prática de se beber água alternadamente com vinhos, é preciso primeiramente que se entenda o que o vinho de fato faz com nosso organismo.
O vinho é altamente diurético, o que significa dizer que ele é uma bebida que tem a capacidade de contribuir para a eliminação de líquidos de nosso organismo, o que aumenta, entre outras coisas, a sensação posterior de ressaca que tanto incomoda quem exagera um pouco.
Para completar, o vinho também não é uma bebida com qualidades hidratantes, o que significa dizer que ele não nos dá qualquer tipo de hidratação, muito pelo contrário, ele nos tira.
Uma compensação
Por isso mesmo, por conta destas características do vinho, que é uma prática comum, especialmente em restaurantes, oferecer água para acompanhar vinhos, já que ela permite que o organismo se reidrate durante a degustação.
E por este motivo, é sempre aconselhável que se beba ao menos um pouco de água sempre que possível, entre uma taça e outra de vinho, para evitar que o corpo perca hidratação, e para evitar que a ressaca te pegue de jeito no dia seguinte.
Curiosidade
Agora que você já sabe quais os motivos para esta prática de se beber água entre uma taça e outra de vinho, com certeza mais dúvidas devem ter surgido na sua cabeça.
Pois uma delas deve ter a ver com a possibilidade de se tomar água com gás ou água sem gás: a resposta é simples, já que a água com gás pode simplesmente prejudicar o paladar e toda a experiência de um vinho.
O ideal é procurar sempre optar pela água sem gás, pois ela irá interferir muito menos na experiência gustativa do a água com gás. Mas para quem tem preferência, o mais importante é se lembrar do seguinte: o importante é hidratar o corpo!
(Fonte: Clube dos Vinhos/2015)