Carregando...



Aproveitamento de Água da Chuva

Publicado Terça-feira, 18 de agosto de 2020

Tenho atendido muitas pessoas que me perguntam sobre reaproveitamento de água de chuva para os fins mais diversificados: irrigação, lavagem de veículos, uso doméstico e até potabilidade.

Como não trabalho com projetos e consultoria, concentro minhas atenções nos aspectos técnicos no que diz respeito aos cuidados com as propriedades microbiológicas, físico-químicas e armazenamento. Claro, um pouco de informação sobre possíveis tratamentos é inevitável, mas quando percebo que o cliente quer mesmo investir, indico alguma empresa parceira do Laboratório.

Sempre inicio a orientação perguntando sobre as condições de coleta e armazenamento, pois considero que são aspectos básicos e determinantes. Neste item, mostro a importância de:

  • realizar um estudo para ver o índice de precipitação da região;
  • calcular a capacidade de captação, avaliando a área total;
  • dimensionar o reservatório para deixar o estoque de água com maior tempo de uso;
  • localização e cuidados básicos com o reservatório;

O curioso é que nesta etapa os aventureiros já mostram suas habilidades, relatando a instalação de dutos na saída das calhas e canalização para as respectivas caixas d’água ou piscinas.

Depois de definir o uso final da água(que normalmente é para irrigação e piscinas), recomendo as análises. As avaliações fundamentais podem ser: Coliformes Totais, Escherichia coli, pH, cor, turbidez, nitratos, fluoretos, matéria orgânica, fósforo e potássio.

O importante é aproveitar o recurso natural e gerar uma economia voltada a aspectos sustentáveis.

Os projetos para este tipo de aproveitamento, em geral, são de baixo custo e os benefícios são muitos.

Se quiserem mais informações sobre análise destas águas, falem comigo ou acessem o site www.quimioambiental.com.br para solicitar um orçamento.

Marcelo Leal

Análises químicas e microbiológicas

No Laboratório de Águas oferecemos as análises químicas e microbiológicas necessárias para avaliações de Potabilidade(Poços, Vertentes, Rede Pública), Água de Caldeira, Torre de Resfriamento, Águas Purificadas, Superficiais(açudes, córregos, etc), Piscinas e Hemodiálise.

Efluentes Sólidos e Líquidos

No Laboratório de Efluentes Sólidos e Líquidos temos habilitação/cadastro junto à FEPAM e oferecemos as análises químicas e microbiológicas exigidas pelo SISAUTO e CONAMA.

Alimentos

No Laboratório de Alimentos damos ênfase ao monitoramento microbiológico de acordo com a RDC n° 12 da ANVISA e CISPOA, no processo e distribuição (refeições coletivas / estoques), análise microbiológica em carnes, embutidos e derivados do leite.

Cosméticos e Saneantes

No Laboratório de Cosméticos e Saneantes realizamos as análises bacteriológicas com determinações específicas para cada tipo de bactéria conforme RDC n° 481 / MS.

Contato

Ligue para nós

(51) 3904.3600
(51) 3227.4529
Endereço

Rua Barão do Amazonas 200 Térreo
Petrópolis
Porto Alegre / RS
CEP 90670-000
E-mail

quimio@quimioambiental.com.br
Abrir o mapa
Fechar o mapa